










(Bolas fabricadas pela Adidas para as Copas do Mundo, por primeiro uma bola de 63, depois as bolas das copas de 70, 74, 78, 82, 86,90, 94, 98, 2002 e 2006)
Se tem notícia de modalidades semelhantes ao futebol atual desde a China Antiga, há aproximadamente 5000 anos, onde, após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos inimigos. Depois a cabeça inimiga foi substituída por bolas de couro revestidas com cabelo, e duas equipes de oito jogadores deviam passar a bola sem deixar cair no chão,até que ela entrasse em uma das duas estacas fincadas no campo.
Cinco milênios se passaram e um dos esportes mais populares do mundo surgiu: o Futebol

, e com ele veio também a bola que, juntos, se desenvolveram.No Brasil, lá pelo final do século XIX, existiam apenas três marcas de bola,eram elas:Shoot (da Inglaterra, trazida por Charles Miller),a Fussball (da Alemanha, trazida por Hans Nobiling) e Dupont (da Suíça). Todas tinham uma abertura, por onde entrava a câmara inflável de borracha, porém, o cadarço que amarrava a fresta podia machucar aqueles que tentassem cabecea-lá, por isso, os mais precavidos, usavam uma touquinha.
Já n

a década de 40, as bolas, que já eram produzidas no Brasil, possuiam uma costura interna e dispensavam a abertura e o cordão, mas o couro marrom encharcava nos dias de chuva ou em campos cheios de lama. Oberdan Catani, goleiro do Palmeiras e da Seleção na década de 40 disse certa vez sobre a bola: "Ficava tão pesada que eu tinha que jogar de esparadrapo nas mãos e os homens de linha tinham que enfaixar os pés".
A partir da copa de 62 as bolas começaram a possuir 18 gomos, tornando

-se menos defeituosas e mais duradouras. A sua cor branca, geralmente restrita aos jogos noturnos, virou regra após a Copa de 70. Atualmente as bolas utilizam-se de enorme tecnologia na sua produção e material de excelente qualidade,como exemplo dessa evolução podemos citar a bola da Copa de 94 que possuia diversas camadas de material sintético que visavam potencializar os chutes e apresentavam alta durabilidade e resistência.
A bola usada em 2006 utilizou-se de muita tecnologia. Fabricada com 14 gomos, a nova bola foi exaustivamente testada nos laboratórios até que pudesse ser aprovada FIFA (FederaçãoInternacional de Futebol). A tecnologia empregada na bola permite que os jogadores exponham todas as suas habilidades, sem que, a cada chute, a bola perca suas qualidades e/ou seus atributos. A bola recebeu até um apelido: Teamgeist (Espírito de Equipe).
Conforme as Normas Internacionais de Futebol, a bola deve ser esférica (é sempre bom saber), com um revestimento de couro ou outro material apropriado e não pode, de forma alguma, usar na sua confecção qualquer tipo de material que possa vir a representar perigo aos jogadores. A bola deve ter uma circunferência de 68 a 70 cm, um peso de 410 a 450 g e pressão de 0,6 a 1,1 atm (600 a 1.100 g/cm³) ao nível do mar.