quarta-feira, 23 de julho de 2008

Nintendo Wii e a inserção dos incrédulos

Há cerca de 1 ano e meio foi lançado o Nintendo Wii, com o indício de inserir toda a família no cenário gamístico, após todo esse tempo, foi possível concluir que sim, a Nintendo conseguiu reunir TODA a família em volta de um video game, desde o pivete ao velhote, mas como isso? Pois é isso que explicaremos nesta mais nova postagem.
O Wii apareceu com a prerrotiva de de atrair a toda família, com a simples idéia de um controle com sensor de movimento, que seria capaz de tranferir os movimentos do jogador para o mundo virtual com perfeição. O que fascina é justamente a facilidade com que se pode manusear os jogos, acessível a qualquer um, com um controle com formato parecido ao da TV,
http://www.ubergizmo.com/photos/2007/10/wii-therapy.jpgcom o qual todos já estão habituados, o que ajuda na familiarização com o console.
Por fim, o Wii, com a sua capacidade de fazer as pessoas se mexerem, vem até sendo utilizado em clínicas de recuperação e casas de repouso, complementando as aulas de fisioterapia.Isto demonstra que as novas tecnologias podem incluir e serem acessíveis à todas as pessoas, basta ter interesse nisto. Hoje a Nintendo é a 2ª maior empresa do Japão, atrás apenas da Toyota, tudo graças a essa simples idéia que foi capaz de atrair todos os públicos. O que fica é o exemplo para as outras grandes companhias que cada vez mais fazem produtos focados para um único grupo, diminuindo cada vez mais seu 'rebanho', em vez de abrirem a vista e impressionar a todos os públicos.

sábado, 5 de julho de 2008

Blu-ray e o custo exacerbado

Este ano foi dado fim a uma guerra que se estendia por "cima" de nossos olhos. A guerra entre o Blu-ray, da Sony em parceria com a Panasonic e o HD-DVD, da Toshiba.
O Blu-ray contou com o apoio Warner Bros., MGM, Fox e Columbia Pictures, enquanto o HD-DVD foi promovido pela NEC e Sanyo e recebeu o apoio da Microsoft, HP e Intel e o apoio de um único, porém grande estúdio, a Universal Studios.
O Blu-ray ganhou a contenda graças ao peso do apoio da Warner, que foi preponderante para a desistência da Toshiba.
Mas toda essa corrida exagerada atrás de tecnologia, que faz com exista uma interminável corrida consumista. A partir do momento que começa uma sutil substituição nas prateleiras, forçando-nos a substituir nossos aparelhos caso queiramos continuar acompanhando os mais simples lançamentos da locadora mais próxima de sua casa. Lógico que tudo isso é apoiado sobre o fundamento da evolução tenológica, mas até onde isso prossiguirá sem ocasionar um Crack, um fim do desenvolvimento tecnológico, o fim de tanta evolução. Até a criação de buracos negros a procura de antimatéria para uma Mega produção de energia.
A pergunta é até onde nos aventuraremos atrás dessa evolução desenfreada e cada vez mais cara. Antigamente você comprava essas tecnologias a US$ 100,00, hoje custa cerca de US$600,00, ou seja, para se inserir "culturalmente" nesse espaço o cidadão comum tem, cada vez mais, que desembolsar uma quantia exorbitante.
Bem, creio que esta seja a principal contra partida dessa tecnologia que ainda está emergindo, e ainda está por ser discutida elo grande público, se este não aceitar tudo passivamente, indiferentemente, atonitamente e assim sucessivamente...
Disco Blu-Ray
Tipo de mídia Disco óptico de alta densidade
Uso em Vídeos de alta definição
Armazenamento de dados
Codificação MPEG-2, MPEG-4 AVC (H.264), e VC-1
Capacidade 25 GB (camada simples)
50 GB (camada dupla)
Mecanismo de leitura Laser 405 nm laser, 1x@36 Mbit/s & 2x@72 Mbit/s & 4x@144 Mbit/s & 6x@216 Mbit/s[1]
Desenvolvido por Sony, Blu-ray Disc Association
Dimensões 12 cm de diâmetro
Precedido por DVD